Thursday, November 08, 2007

Esta semana está sendo realizada a Semana de Adminstração - SEAD 2007, na Via Costeira, que iniciou ontem dia 07 e é totalmente organizada por alunos da Unp!
Todos os anos eu tenho minha cadeira cativa no auditório - que por sinal este ano foi o único problema decorrente de uma má administração, o local é pequeno, quente e só tem uma porta de entrada/saída para abrigar cerca de 700 pessoas! Ah os velhos tempos do Blue Tree Park Hotel... - de qualquer forma até então os palestrantes foram escolhidos a dedo e para tanto produzi um relátorio da primeira palestra,com o doutor e mestre em Administração, Idalberto Chiavenato. Antes dele, somente Peter Druker. Deus no céu e esses caras na terra, como gestores é claro ;)

RELATÓRIO SEAD 2007

Palestrante: Idalberto Chiavenato - Você é um Estrategista?

Na quarta-feira, dia 07 de Novembro deu-se início ao ciclo de palestras da SEAD 2007, promovida pela Universidade Potiguar. O primeiro palestrante da noite, Idalberto Chiavenato, falou a respeito de conceitos em administração, da importância em ser um estrategista, características das organizações bem sucedidas, o papel do administrador, aspectos importantes para gerar valor, dentre outros.

Chiavenato iniciou comentando que cada vez mais as ciências precisam da administração para que suas invenções venham a se tornar produtos e serviços, e possam ser distribuídos posteriormente; dessa forma, quanto maiores as organizações mais aparato administrativo requerem.

Ao tratar de conceitos, apontou a estratégia como sendo um conceito abstrato e intangível, assim como a visão sistêmica, o mercado, a competitividade e outros muitos elementos que estão presentes no contexto organizacional e que são essenciais à sobrevivência corporativa.

Ser estrategista é uma das coisas que garantem o sucesso do administrador, talvez a mais importante delas neste século, que ainda utiliza métodos e padrões do século passado, conforme foi exposto pelo palestrante. A seguir um esquema que demonstra as mudanças de conceitos com o passar do tempo:

Velhos Tempos:

Novos Tempos:

Era Industrial

Era da Informação

Estabilidade e permanência

Mudança e Transformação

Mundo concreto e físico

Mundo Abstrato e Virtual

Dentre os novos desafios observa-se que antigamente a atenção das empresas giravam em torno de produtos, manutenção do estatus quo e capital financeiro; diferentemente do novo cenário em que elas estão voltadas para produtos e serviços, criatividade e imaginação e foco no capital intelectual. Este último é um dos pontos chaves da nova administração, como sendo a ferramenta para trazer solução ao mercado; a exemplo foi citado por Chiavenato o caso da Google, uma empresa virtual cujo valor gira em torno de cem milhões de dólares e valoriza acima de tudo o capital intelectual aplicado.

A China é um país que está a cada dia expandido seus negócios e tomando mercado, preocupando outros países que estão acostumados a serem as grandes potências, para quem a China deixa de ser uma oportunidade e passa a caracterizar-se como uma ameaça. O palestrante colocou tal situação com humor, fazendo uso da frase “A China vem aí...”. Para conseguir manter sua competitividade as organizações deverão adaptar-se ao novo contexto e acima de tudo utilizarem novas soluções para novos problemas que surgem.

Um paralelo de novas soluções que devem ser dominadas hoje se coloca da seguinte forma, em detrimento às que eram tomadas:

Ontem: Tamanho, divisão do trabalho, ordem, controle.

Hoje: Agilidade, integração e conectividade, flexibilidade, inovação.

A palestra seguiu com outros tópicos emergentes em administração que são imprescindíveis conhecer, a exemplo: as características das organizações bem sucedidas (são lucrativas, alcançam longevidade, são salutares, flexíveis, etc.); como atuam as empresas bem sucedidas (conhecimento dos clientes, sustentabilidade, sentido de oportunidade, etc.); aspectos importantes para gerar valor (definir a missão, visão e objetivos da empresa), dentre outros.

Por fim, Chiavenato apontou o livro Kendo: O livro dos cinco anéis – O caminho da espada; por Miyamoto Musashi; de onde extraiu uma frase com a qual ele quis expor que apenas as estratégias bem sucedidas conduzem à lucratividade, e para isso é preciso ter um terceiro olho, ou seja, uma sensibilidade que se torna essencial ao estrategista.

KATE POLLADSKY

No comments: