O segredo da felicidade
Claramente, muitas pessoas hoje em dia estão interessadas em felicidade:
Como ser feliz? ... Por que algumas pessoas são mais felizes que outras? ...
Você me entende.
Uma das teorias da felicidade mais intrigantes que encontrei é esta, apresentada em uma edição recente do "British Medical Journal", ou BMJ. Ela afirma que os dinamarqueses são mais felizes que os outros europeus, apesar de a Dinamarca se classificar no topo do tipo de coisas geralmente associadas a uma população infeliz: mau tempo, comida ruim e alto consumo de álcool.
Então qual é o segredo? Baixas expectativas.
"É uma coisa de Davi e Golias", disse Kaare Christensen, um dos autores do estudo em um artigo recente no "New York Times". "Se você é um sujeito importante, espera estar no topo o tempo todo e fica decepcionado quando as coisas não vão bem", acrescentou Christensen. "Mas quando você está lá no fundo, como nós, você vai levando, não espera muita coisa e de vez em quando ganha e é muito melhor."
Essa teoria faz sentido para mim, assim como faz sentido que as pessoas que ganham alguns milhares de dólares a mais que seus colegas dizem ser mais felizes do que se ganhassem mais dinheiro, mas menos que seus colegas.
Assim como muitas coisas na vida, a felicidade relativa pode ser muito mais importante - ou pelo menos mensurável - do que a felicidade absoluta.
Stephen J. Dubner
Friday, April 20, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
È por isso que eu amo a escandinávia. Eles são simples, e não tolos e infantis como latinos e americanos.
Post a Comment